h1

Vestibular? Dúvidas? [parte 1]

10/18/2009

duvida

O que é a odontologia?

É a ciência voltada para o estudo e o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética da boca. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instalapróteses e realiza cirurgias. Também previne e cura de doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia (tratamento da gengiva) e a dentística restauradora, voltada para as características anatômicas, funcionais e estéticas dos dentes. Esse profissional, que em geral faz carreira em consultório particular, costuma iniciar-se na profissão dividindo o espaço de atendimento, por causa dos altos custos dos equipamentos.Para exercer a profissão é preciso registrar-se no Conselho Regional de Odontologia. (Fonte: Guia do Estudante)

O curso

A grade curricular inclui disciplinas como:  genética e evolução, histologia, embriologia, patologia, fisiologia, bioquímica, bioestatísticam psicologia aplicada a odontologia, microbiologia, radiologia, imunologia, cirurgia, traumatologia, endodontia, farmacologia, odontologia legal, odontopediatria, prótese, ortodontia e ortopedia facial, saúde coletiva, materiais dentários, periodontia, estomatologia, metodologia científica, anestesiologia…

Duração

O curso tem a duração média de 5 anos.

Especialização

Clínica geral Restaurar e extrair dentes. Implantar próteses.
Dentística restauradora Restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua posição.
Endodontia Tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.
Estomatologia Diagnostica e trata doenças da boca.
Implantodontia Implantar próteses isoladas, parciais ou completas (dentaduras) nos maxilares.
Odontologia legal Fazer exame e perícia judicial e elaborar atestados e laudos técnicos. Identificar cadáveres pela arcada dentária.
Odontologia do Trabalho Atender pacientes cuja atividade profissional traz risco á saúde bucal.
Odontologia em saúde coletiva Atuar junto a planos de saúde e cooperativas e na montagem de programas de assistência social
Odontologia para pacientes especiais Atender pacientes com necessidades especiais (pacientes em situação de risco ou que apresentam psicopatologias ou patologias físicas).
Odontopediatria Tratar problemas bucais e dentes de crianças.
Ortodontia Alterar a mordedura e a posição dos dentes com aparelhos.
Patologia bucal Fazer exame laboratorial para identificar doenças.
Periodontia Cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e implantes.
Prótese dentária Projetar e confeccionar próteses de dentes danificados ou substituir os destruídos, restabelecendo disfunções na mordedura e na mastigação.
Radiologia Diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raios X.
Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial Diagnosticar traumatismos, lesões e anomalias na boca, na face e no sistema estomatogmático (os órgãos que envolvem o sistema de mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva) e fazer cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para recuperá-los. (Fonte: Guia do Estudante e Wikipedia)

O mercado de trabalho

É um mercado amplo, diante das diversas opções de especialização, porém com profissionais mal distribuídos entre as diferentes regiões do país. Por exemplo, enquanto em certa cidade há 350 pacientes por profissional, em outra pode haver 1000 pacientes por profissional.

O setor público e clínicas em geral são os maiores empregadores.


Anúncios

One comment

  1. Muuuito legal teu blog/site. Me identifiquei com muitos posts teus da minha época de faculdade. Principalmente das aulas de escultura dental…que trauma! hahaha parabéns continue assim!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: